Homens Elegantes – OGS #172 (Quarentena 1)

por | abr 23, 2020 | Leituras da Quarentena, Resenhas

Brigas, roupas xiques, teatro, drama, romance, um folhetim de 1700 com tudo que tem direito, Homens Elegantes traz tudo isso e um tico a mais

Como comentei lá no nosso Instagram, vou fazer algumas resenhas e aninhar todas na categoria Leituras da Quarentena, que é o que a gente tem conseguido fazer, na medida que dá mesmo. haha Lá no insta também vai rolar essa resenha em formato de vídeo, então tem mais uma opção pra consumir conteúdo pra quem prefere imagens em movimento. Você pode conferir ela aqui ó.

Também testamos colocá-lo lá no youtube, sem edição nem nada, porque não sabemos fazer HAHA É o mesmo do IGTV. 🙂

Homens Elegantes a gente pegou nessa leva de ebooks gratuitos que tem aparecido, então nada mais justo que vir aqui e trazer um parecer de nossas descobertas graças a essa possibilidade.

Sinopse: Um misterioso carregamento de livros eróticos é apreendido na alfândega do Rio de Janeiro. Um homem é encontrado morto em Lisboa dentro de um barril. Érico, um soldado brasileiro, é enviado a Londres para tentar juntar as pontas deste enigma. Assim começa Homens elegantes, novo romance de Samir Machado de Machado, que marca a estreia do autor na Rocco. Repleto de ação e intrigas, combinando referências que vão desde Thomas Pynchon e Érico Veríssimo até videogames e filmes de James Bond, a narrativa é uma visita ao ambiente da alta-sociedade londrina do século 18 e às aventuras de capa e espada, mas também uma análise das contradições do Brasil colônia e de sua tumultuada relação com Portugal (retirada do site da Rocco).

Primeiro. Que novelão, senhoras.

Que. Novelão.

Tem barco, festas, baile de máscaras, cenas escritas como teatro (amor eterno por essa cena!!!), cenas epistolares, drama, romance, casal ótimo, muita trívia fantástica sobre os 1700, críticas à sociedade (aquela vibe bem Brecht de mostrar comportamentos e críticas antigas como forma de criticar o atual), luta de espada, ópera, comida… enfim. Novelão.

Me senti assistindo Os Maias só que sem um plot twist de traumatizar no final.

Contudo, tal é a confiança casual de seus ares, o olhar calmo e desinteressado, o corpo compacto e firme a andar com uma elegância sinuosa e gingada de pantera, que compensa em sua atitude qualquer falha em suas vestes.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

Eu gostei muito de como o Samir organiza as trívias e as informações que ele traz, é tudo muito orgânico, não tem aquele momento de pausa wikipedia que te deixa querendo pular os trechos. Ele traz os fatos e o que aconteceu incorporando de maneira empolgada em alguns momentos (abraço, narrador) e pela vivência das personagens.

Ali está um homem “no chifre da moda”, como se diz no Brasil: sobrecasaca e calção de seda rosa claro, babados nos punhos, chapéu bicorne com plumas e um longo bastão de caminhada.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

Érico é uma belezinha de herói, tem os dramalhões da jornada dele, tem os romances, os crushes, a idolatria à honra, eu gostei bastante de acompanhar a evolução dele, desde o começo você já sente por onde ele caminha e já vai se cativando pelas personagens todas, Maria, Armando, Gonçalo, Fribble… todo mundo é muito bem construído e gostoso de acompanhar e ver falar.

– Prefiro que o senhor seja o que realmente é.
– Ai de mim, senhorita – ele sorri. – Minha especialidade é fingir ser o que não sou.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

O livro é longo, longo o suficiente pra você se sentir acompanhando meses de vida de todos, eu fui lendo com calma, mergulhei como a gente mergulha numa novela mesmo, um capítulo por vez, deu uma cansada de ver vários seguidos? Voltava no dia seguinte com a mesma empolgação de “ai, e agora?”.

Pra mim não foi um livro de sentar e ler de uma vez, talvez pela quarentena, talvez pelo ritmo dele mesmo. E foi ótimo porque a sensação de folhetim foi me acompanhando junto.

Haverá histórias. E o que acontece quando pessoas passam a compartilhar histórias? Descobrem que possuem problemas em comum, dificuldades e anseios comuns, e toda sorte de sentimento inconveniente que as histórias geram, criando o maior perigo de todos: o senso de comunidade.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

Uma coisa que gosto muito é justamente essa ambientação, lendo um mundo de 1700 com a mente de 2020, por mais que a gente tenha lá uma certa noção sobre a vida nos séculos passados, é sempre uma surpresa ver os idiomas da moda, as mudanças que ainda não haviam ocorrido, as dinâmicas no Brasil, as proibições, o que mudava pra uma vivência que hoje nem reparamos.

– Confesso que me escapa o que há de tão especial nas placas, sr. Borges – diz Maria.
– Percebe que todas possuem o nome das lojas por escrito? Não um peixe indicando a peixaria, ou uma agulha para um linheiro, mas nomes. Letras. Significa que aqui todos sabem ler. Que coisa maravilhosa, uma cidade inteira que saiba ler.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

E são tantos trechos bons, eu fui marcando um tanto de coisa, um tanto de comentário e crítica que foi tecida lindamente nesse mar de referências e toques sutis.

Há algo de muito triste naqueles que não têm o dom da leveza. Existem e vivem apenas para cumprir funções. Não são gente, são ferramentas da máquina do mundo.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

Toda boa novela tem momentos bons de folhetim, vejam bem. haha

As batalhas são uma belezura de ler, tem peso, tem impacto, tem a continuidade que algumas vezes são deixadas de lado numa novela pelo tempo, mas que no livro conseguem seguir sem problemas, tem liberdades pra dar paz ao leitor, ao mesmo tempo que mostra as diferenças de realidade, e minha nossa, que edição bonita do ebook! HAHA

Tem vários momentos de cenas simultâneas, nas quais elas são escritas uma ao lado da outra, eu gostei demais demais disso.

Ele se senta ao seu lado em silêncio, à espera. Um momento se passa entre os dois, até ela encontrar seu tempo.
– Bebi veneno uma vez – diz ela.
– E que gosto tem? – Não era sua intenção fazer piada, é uma curiosidade sincera.
– Oh, meu Deus… – Ela começa a rir. – De todas as perguntas…! Coloquei tanto açúcar que nem lembro! – Os dois riem juntos, e então gargalham.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

Enfim, poderia continuar tecendo elogios a todos esses homens e mulheres elegantes que apareceram nessa história, mas fico por aqui, com toda a recomendação de uma jornada muito boa com o livro do Samir. Fiquei pensando aqui que João do Rio adoraria esse livro haha

Vou terminar apenas com as frases de sabedoria de Gonçalo, um lindo iluminado.

“Onde a ganância vira fé, a pobreza vira heresia”, concorda Gonçalo.

Homens Elegantes, Samir Machado de Machado

Homens Elegantes
Autor: Samir Machado de Machado
Editora: Rocco
Páginas: 526

4 estrelas e meia de 5 e favorito

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.