Mercenário$ Especial 1 – OGS #119

por | jan 5, 2016 | Resenhas, Sem categoria

holy avenger

Tchanan! Inaugurando as resenhas de 2016 com literatura nacional 🙂 Em Mercenário$ temos missões complexas, doenças, elfos sacanas e, claro, mercenários.

E olá, 2016!

Abrimos as postagens desse ano com as energias revigoradas pelo fim desse ano lotadíssimo que foi 2015. E com uma esperança misteriosa pelo que pode vir nesse ano que chamaram de 2016. (se você conta os anos dessa forma, é claro…)

E nada melhor que começar com literatura nacional aqui no blog 😀

Eu conhecia Mercenário$ de quando li alguns Holy Avengers de uma amiga (Veja as resenhas das edições belezinhas de Holy AQUI). Eles apareceram esporadicamente por lá, e tinha gostado o suficientemente daquilo pra querer ler mais. 🙂

Aí, nessa linda CCXP 2015 que teve, vi que tinha o estande do pessoal da Pumpkin Hour Comics, que, entre outras coisas, lançou essa edição belezinha de Mercenários. Com roteiro de Fran Briggs e arte de Anna Giovannini (esse especial que tenho devidamente autografado pelas duas), vai contar a história desse trio típico de rpg, Franco, Gaspar e Marga, com a junção do elfo igualmente mercenário e bonitão (why not haha) Windslasher, em busca de um pergaminho que supostamente teria a cura para uma praga (ao estilo da peste negra).

Acho que a melhor parte disso é que elas brincam com os clichês da história, eles até citam esses próprios clichês em tom de piada.

holy avenger

A história é fechada, tem começo, meio e fim, algumas alusões ao passado de Windslasher do qual não faço ideia já que não lembro de nada que tinha lido sobre eles (o Mercenário$ anterior foi feito lá em 2004 pela Petra Leão, Fran Briggs e Denise Akemi, e eu infelizmente não tive oportunidade de ler), e uma construção muito bem feita dos personagens. A referência ao Szass é super joia pra quem leu Holy, aliás. (Atualização! Por conta de um comentário lindeza do pessoal da Pumpkin Hour, elas comentaram que na verdade é uma homenagem ao Szass, já que a história do Mercenário$ não se passa em Arton 🙂 09/01/16 )

Porém, senti algumas falhas na sequência dos fatos. As situações acontecem uma após a outra sem muita amarração, o leitor é jogado de um ambiente para o outro sem muito aprofundamento do local ou dos porquês. A ideia é boa, tem seus momentos, os clichês feitos de forma proposital, mas senti muita falta de algo que amarrasse melhor essas transições. Um aspecto muito legal que também me lembra a leitura de Holy com aquelas tirinhas hilárias, é que ao final dos capítulos tem aquela cena da zuera básica, mas você demora para sacar que é uma cena de zuera (talvez falte aquela diferenciação e não parecer somente uma página extra de história).

De resto, o desenho é lindeza, muito bem feito pela moça Anna. O final traz um plot twist que gostei bastante e não esperava, e me deu vontade de ler mais sobre eles, até porque, pelo que fuxiquei na página, a história dos Mercenário$ é voltada pra Caçadores de Tesouro Ltda., coisa que gostaria de ver.

Mercenário$ Especial 1
Autores: Fran Briggs (Roteiro) e Anna Giovannini (Arte)
Editora: Pumpkin Hour Comics
Páginas: 74
tres estrelas

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.