O Festim dos Corvos – OGS #57

por | set 20, 2013 | Resenhas, Sem categoria

O Festim dos Corvos

Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores. Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo… Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro, não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objetivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo? A guerra está prestes a terminar, mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?

 

Sinopse do Skoob

No Festim dos Corvos tem mais conspirações, cenas desesperadoras e algumas cenas que finalmente conseguimos ver com um lindo sorriso sádico de justiça no rosto…

E que Festim…

Bem, na verdade acho que o verdadeiro festim dos corvos foi feito no livro anterior, por causa da quantidade enorme de mortes que ocorreram…

No quarto livro obviamente se está ainda mais calejado, e achando que todo mundo vai morrer a cada dois passos que dão fora ou dentro da Estrada do Rei. Mas não é tanta gente quanto achei que seria, acho que ele está se estagnando na matança, mas pode ser apenas o prelúdio para uma muito maior, claro. Coisa que acabei gostando muito na escrita dele, não se consegue prever quem vai morrer, ou quem vai sobreviver “porque tem muito a fazer na história ainda”.

Gostei bastante do livro. Mas senti uma coisa estranha. Parece que apesar de ter suas 644 páginas (contando apêndices e mapas que faltam as cidades que quero saber onde ficam… xá vida, seu desenhista, custava? Tenho ficar vendo pela internet…) não acontece muita coisa. E.

Se você está esperando um livro que explica alguma coisa, meu querido leitor: pule pro cinco, porque no quarto só vemos o desfecho da Arya (eta, Arry, Gata, Nan, etc), da Sansa, da Cersei, do Jaime (que agora mora no meu coração, não sabia que iria gostar tanto dele como aprendi nesse quarto livro… de verdade, George R. R. Martin fez o que mais amo nele, mudou minha opinião já formada sobre um personagem), O Sam, O Matador e a fofa da Brienne. E um tiquinho sobre a galera das Lulas Gigantes chatas para raio.

Eu lia, lia, lia e lia e parecia que pouca coisa realmente estava acontecendo, não tive essa sensação nos outros livros, e embora obviamente muita coisa tenha acontecido, faltou muito. Tanto que no final o martin já começa com o “agora você deve estar se perguntando…” e realmente. eu estava me perguntando. rsrs

Um personagem que adorei ter a proximidade novamente foi o Meistre Aemon, gosto muito dele por um motivo que desconheço e conhecemos mais um pouquinho de sua história agora.

O Festim dos Corvos mantém seu clima de desespero, mais mistérios são lançados no monte, pouca coisa é realmente revelada e tenho de reler o terceiro para relembrar de velhas falas e acontecimentos que ficaram para trás, ou então pedir ajuda pra linda Wikia que é um alívio pra sua memória sobrecarregada! Teria que ter milhares de anotações para realmente lembrar de tudo que falam, das dicas deixadas, ou então reler desde o primeiro… coisa que pretendo fazer… um dia. não agora.

E se você assiste à série e não pretende ler o quarto ainda. Meu amigo. Sinto muito, mas na terceira temporada tem coisas do 3 e talvez do 5… coisa que me deixou muito tensa por isso, e tanto que lerei o cinco antes de assistir à quarta temporada, que mudou muita coisa, matou mais gente ainda do que o Martin (achei que era impossível fazer isso, HAHA) e sumiu e modificou uma galera. Mesmo assim, a terceira temporada me agradou muito.

 

Festim dos Corvos – As Crônicas de Gelo e Fogo Livro 4
Autores: George R. R. Martin

Editora: Leya
Páginas: 644

Link no Skoob

 

E se quiser conferir as outras resenhas dos livros da coleção: A Guerra dos Tronos (1º), A Fúria dos Reis (2º) e A Tormenta de Espadas (3º)!

Até mais!

E para quem não viu o Facebook, eu conheci o Pedro Bandeira!!! (Em frenesi ainda…) em breve um post contando como foi!

 

E enquanto isso, não esquece de dar uma passadinha no Skoob, olhar os livros da Meta e deixar sua sugestão de próxima resenha ou aqui nos comentários, no próprio Skoob ou no Facebook (twitter também pode… rsrs)!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.