Oshibana – Diários de uma Escritora

por | jun 30, 2012 | Eventos, roteiro, Sem categoria

Olá, não-leitores!

Hoje, o diários vai tratar de uma arte chamada Oshibana que já ocorre faz alguns séculos…

E bem… porque um blog literário vai escrever aqui sobre arte, né?

 

A resposta é bem simples… Porque um livro pode ter ilustrações, porque podemos contar histórias lindas com apenas uma figura, ou com o auxílio de várias, e… principalmente, porque me apaixonei por essa arte japonesa.

O Oshibana, ou “flores prensadas”, vem de Osu, verbo prensar, empurrar, e de Hana, que é flor, e consta de fazer obras de arte com flores, folhas de tudo quanto é planta prensadas.
Os primeiros registros dessa arte vem do século XVI, na Europa, por botânicos, o interesse era grande porque essas folhas e flores mantinham sua cor natural e ficavam conversadas por muito tempo, tudo devido à uma técnica de secagem rápida e, atualmente e devido ao clima super úmido do Brasil, tiveram de elaborar técnicas novas, incluindo uma à vácuo, para conseguir fixar as peças na moldura, já que não se utiliza nenhum tipo de cola.

Fui na Mega Artesanal nessa quinta-feira, 28, e pude participar de um mini-workshop de marcadores de página utilizando a técnica do Oshibana, lá estavam os organizadores do Oshibana-Art, um dos grandes responsáveis por difundir essa técnica aqui no Brasil, e por coincidência, conheci a mestra dessa escola que fica no bairro da Liberdade, a Mirian Tatsumi, que é super simpática e um amor pra ensinar.

Esse workshop constava de você mesmo montar e organizar as folhas e flores disponíveis em um pedaço de papel canson, tudo com a intenção de ficar bem harmonizado. (se bem que depois que você termina, olha pros marcadores aparentemente “simples” delas e descobre que elas conseguem harmonizar com dois palitinhos e uma florzinha… haha claro, que tudo com muito estudo)

Olha o processo, tinha que pegar com uma pinça as folhas e flores e ir montando…

Foi super rápido, e elas te deixavam livre para criar a combinação que quisesse, dando algumas dicas na questão de não deixar muitas coisas nos cantos, pois seria coberto com contact depois, claro que muito mais que isso não dava para ser ensinado, porque dão um curso por lá…haha

E bem, daí era só colocar o contact, fazer um furinho em cima, e pronto. Estava pronto seu marcador super “féshion”  com essa técnica!

E aí, que acharam?

Acho super legal ficar conhecendo técnicas diferentes que podem tornar nosso trabalho mais rico, diferenciado e aprender essas nuances das outras culturas.

Por isso mesmo, sempre que aprender algo novo, vou tentar partilhar por aqui, porque cultura nunca é demais! E sempre é interessante!

E ‘bora fazer desses aprendizados um crescimento pessoal e abrir mais nossa mente para tudo que a gente ainda tem pra ver por aí…

Enjoy!

Link super chique:

Página da Oshibana-Art  (tem fotos com mais trabalho lindos delas, tem informações sobre o curso em São Paulo, tem e-mails para contato e assim vai)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *