Lugar Nenhum – OGS #109 + Aniversário

por | set 24, 2015 | Resenhas, Sem categoria

neil gaiman

E chegamos ao Lugar Nenhum! Nesse mundo da Londres de Baixo do Gaiman e também nos 4 anos de Castelo de Cartas! :O Vem cá ver a resenha e a prévia da comemoração!

E bem, antes de tudo… Dia 18 de setembro agora fez QUATRO ANOS DE CASTELO! UHULLLL! Em breve vou fazer o post de comemoração com o Jovem Link! Não tive tempo por conta de setembro ser o mês de terminar a dissertação do mestrado. *morre lentamente* Mas aguardem que vem post lindão 😀

Voltando a Lugar Nenhum (to adorando fazer a zueragi com esse nome. Sério.) comecei a ler por recomendação da Mary do Jardim de Borboletas com o projeto Tá na Estante e não Leu? Seu amigo escolheu, confere o post AQUI

O interessante desse projeto criado pela Ju do LiteRata é que seu amigo escolhe um livro da sua estante de não lidos (no meu  caso pedi pra Mary escolher da minha meta, que nunca termino a bagaça) para ler, então às vezes tem aquele livro que você enrolou milênios pra ler e PIMBA, a pessoa vai lá e escolhe.  A intenção é escolher 5 amigos, mas não vou fazer as indicações, se quiser que eu escolha algum, me dá um toque que faço o post bonitinho! 😀

Bem, dito tudo isso, o livro escolhido foi Lugar Nenhum do Gaiman *corações voam ao lembrar do filho fofo que acabou de nascer dele com a Palmer <3*, eu realmente tinha deixado ele de lado na estante, então foi uma excelente oportunidade pra começar!

Não consegui obviamente ler em 15 dias, mas bem… eu li. E o legal é que tem uma adaptação pra um audiodrama da BBC de 2013 (com um elenco bem humilde, né. haha):

Capa da minissérie :)

Capa da minissérie de 2013 🙂

neverwhere-cast

Elenco do audiodrama de Neverwhere (2013) 😀

Não consegui achar disponível em nenhum lugar os 6 episódios da série, mas deu bastante vontade de ouvir 🙂

Mas, vamos à resenha:

Lugar Nenhum – Em ‘Lugar Nenhum’ Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra – a Londres-de-Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos – e é para lá que Richard vai.
Lugar Nenhum é o primeiro romance de Neil Gaiman, autor dos best-sellers Deuses Americanos (Conrad, 2004) e Filhos de Anansi (Conrad, 2006), e criador da revolucionária série de quadrinhos Sandman. Concebida originalmente como série de TV em seis capítulos, Lugar Nenhum foi transmitida pela rede inglesa BBC. A transformação em romance resultou em sucesso imediato, conduzindo a obra às listas de best-sellers do Los Angeles Times e do San Francisco Chronicle, entre outras. (Sinopse do Skoob)

Eu comecei o livro com bastante expectativa, e honestamente comecei o achando mais fraco que os outros dele. Eu sei que é o primeiro romance, então obviamente não será a mesma coisa. Mas o início é realmente mais do clichê que fazem hoje. Talvez bastante gente tenha na verdade se inspirado e feito igual do que ele ter copiado de fato, já que o livro é de 1996/1997, posterior à primeira adaptação pra BBC.

O mundo da Londres de Baixo é realmente incrível, e acabamos ficando no mesmo nível de conhecimento de Richard, que é praticamente nada. HAHA A dica é, apenas vá vivendo e não faça perguntas.  Aos poucos se consegue dar uma pensada em tudo aquilo que está por trás dos panos da história, e é realmente um mundo muito bem bolado e estruturado, sem medo de usar o gore que uma realidade de um Submundo precisa (incluindo nisso muitos cadáveres, esgotos e restos de bichos).

O livro realmente começa a pegar no tranco quando se caminha pro seu encerramento da busca da chave, e aí sim a leitura empolgou e fui correndo até o final. Nesse ponto, Richard já se torna um personagem mega interessante e conseguimos ser enganados em quem realmente é o mandante de tudo. É um livro bem rápido e bem estruturado, com os requintes de terror e aflição que temos quando os vilões gostam simplesmente de ser maus (clap clap clap pros senhores Croup e Vandemar, verdadeiros profissionais.)

Uma coisa que gostei muito foi do fato do Richard ser simplesmente fraco, o cara é realmente panaca no começo, ele gosta da Jess, mas se submete a tanto, se tolha tanto, que o crescimento da personagem é incrível.

Agora eu realmente fiquei com vontade de ver o audiodrama e descobrir outras nuances que provavelmente não apareceram nessa novelização, mas não é um dos meus favoritos do Gaiman, talvez se essa Londres de Baixo voltasse, não sei se volta em outro livro, mas seria lindo. <3

Um artigo muito bom que achei sobre as adaptações e adaptações e tretas está aqui no hotsite da Vertigo pela Panini, confere aqui, só não entendi porque a Door está tão mais velha na adaptação pra HQ. MAS OKEI.

Lugar Nenhum
Autores: Neil Gaiman
Editora: Conrad
Páginas: 336
tres estrelas

 

Ps.: Obrigadão, Mary pela indicação de livro <3

 

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.