Aventuras do Vampiro de Palmares – OGS #139

por | set 7, 2016 | Resenhas, Sem categoria

literatura nacional

E lá vem mais um livro nacional pro Castelo! Aventuras do Vampiro de Palmares faz um panorama histórico do Brasil (e um pouco do mundo haha), com um importante ponto de divergência…

Sinopse: Aventuras do Vampiro de Palmares é um romance de vampirismo científico de Gerson Lodi-Ribeiro, autor veterano da literatura especulativa brasileira. Os filhos-da-noite são entidades naturais que evoluíram como uma espécie predadora de seres humanos. A ação começa na costa do Peru, dois séculos antes da chegada dos espanhóis, e termina na Londres vitoriana de 1888. Esse também é um romance de história alternativa, pois as aventuras de Dentes Compridos, o último filho-da-noite, não se desenrolam exatamente no mundo que conhecemos, mas noutro, em tudo idêntico ao nosso até 1647, ano em que Maurício de Nassau decide regressar ao nordeste brasileiro para reassumir o governo de Nova Holanda. Nassau estabelece então uma aliança com a Confederação de Palmares. Juntas, Nova Holanda e Palmares conseguem derrotar a Coroa Portuguesa e, como resultado, Palmares torna-se a primeira nação independente da América, cerca de um século antes dos Estados Unidos. Por considerar o sangue dos negros a mais fina das iguarias, Dentes Compridos acaba capturado pelos irmãos Zumbi e Andalaquituche durante o reinado de Ganga-Zumba. Em vez de matar o filho-da-noite, esses dois príncipes decidem treiná-lo, fazendo dele um misto de assassino e agente secreto a serviço do país. Daí em diante, do século XVII até os dias de hoje, o destino desse último filho-da-noite estará indelevelmente associado à própria construção da nacionalidade palmarina, em um “Brasil” completamente reimaginado. (Sinopse do Skoob)

E tem uma ação da Editora Draco pra blogs literários, onde você poderia ler um ebook para resenhar (Pra quem se interessou, tem aqui o link). Aí, dentre todos, me interessei pelo Aventuras do Vampiro de Palmares e sentei pra ler o bendito.

“Ao longo dos séculos – quase tantas gerações de vidas-curtas quanto os grãos de uma espiga de milho – a idade do membro mais antigo daquele segmento do Povo tornara-se um dos poucos assuntos tabus para a gente das Grutas.”

Aventuras do Vampiro de Palmares, Gerson Lodi-Ribeiro

Quando eu comecei a ler, vou ser sincera e dizer de cara que não gostei do jeito complicado demais de escrever do autor. Eu não sou muito a favor de usar aquela verborragia intensa (não no sentido de palavras sem conteúdo, mas no sentido de muita complicação pra algo que poderia ser passado de forma mais direta), não sei se a intenção era passar aquele clima de antigo, mas eu tenho minhas dúvidas se os antigos falavam de fato assim haha.
Mas com o tempo fui me acostumando, e a leitura fluiu bem.

É um livro ENORME. Eu comecei a ficar honestamente com medo de não ter tempo de terminar (afinal, é um livro bem denso e tive uns corres loucos) no prazo pra resenha. HAHA
E o Kindle não conta as páginas, ele conta essas posições bem estranhonhas, então tinha que confiar na porcentagem.

“Depois de várias outras tentativas infrutíferas, o Inominado descobriu que nenhuma criatura mortal poderia transmitir aos seres humanos as virtudes da humildade e da obediência. Foi então que decidiu criar os filhos-da-noite.”

Aventuras do Vampiro de Palmares, Gerson Lodi-Ribeiro

A parte de pesquisa e construção da mitologia do livro é fantástica. Dá pra sentir todo o trabalho extenso de pesquisa que o autor teve, em todas as linhas do tempo, desde a parte Inca, indígena brasileira, o processo colonizador, a organização de Palmares, tudo. Da mesma forma que quando li Primavera e comecei a pesquisar sobre a Estônia, com Aventuras do Vampiro de Palmares eu comecei a pesquisar sobre nossa história. O que foi bem realizador. Eu fui caçar sobre Palmares, sobre os gangas, sobre os lusos…

Claro que por ser um livro de ficção, além de trabalhar com um ponto de divergência, várias liberdades históricas são tomadas, mas achei uma solução interessantíssima para uma indagação que várias pessoas (incluso a minha pessoa hahaha) tem desde que começam a estudar a colonização do Brasil: e se os holandeses tivessem ficado?

“O espírito de um predileto era uma cabaça selada pelo Inominado. Não podia se comunicar com o espírito de outro predileto diretamente, por meio do vínculo. Mesmo se dois prediletos estivessem frente a frente, seus espíritos não seriam capazes de se tocar.”

Aventuras do Vampiro de Palmares, Gerson Lodi-Ribeiro

Foi muito interessante pensar como as coisas poderiam ter acontecido caso Palmares tivesse mantido essa sua independência, caso continuassem a ser esse Estado dentro do Estado. E tem partes riquíssimas de especulação dentro das várias fases do livro.

“- Muito bem dito. Mas o ganga sabe como é, não? – O contratador continuou com a falinha mansa, típica daqueles Matos Geraes. – Este tipo de zunzum costuma gerar uma desconfiança que pode acabar por prejudicar os negócios que o ganga pretende iniciar por acá, se é que o amigo está a me entender.”

Aventuras do Vampiro de Palmares, Gerson Lodi-Ribeiro

O jeito como as personagens são trabalhadas é interessante, algumas me encantaram, outras achei… fracas. As motivações, os trejeitos, tem algumas que ficam forçadas para caber nas especulações e permitir que alguns acontecimentos deem prosseguimento.
Aliás, o livro acaba se tornando cansativo por percorrer tantos séculos. Quando chegamos na era das navegações, já na parte da Guerra da Independência dos EUA eu fiquei me perguntando honestamente: Pra quê? Pra quê essa parte? Palmares realmente teria se direcionado para isso? Ou foi uma vontade do autor de passar essa parte da pesquisa?
Uma coisa também que deixa a leitura um pouco cansativa é a necessidade de explicar tudo que algumas personagens têm. Elas começam a entrar numa onda de explanação que não é tão verossímil. Eu sei que a gente que escreve tem uma vontade louca de colocar tudo que pesquisou e coletou… mas em alguns momentos não fica natural. Até a própria motivação de Dentes Compridos fica um pouco estranha quando os séculos vão passando e ele aceita certas situações, em certos arcos da história é como se ele fosse apenas o envase pra mostrar aquele período histórico e não tivesse sua própria vontade (Aliás, achei bem desconexa a solução pra última parte, o livro parecia seguir pra um campo e se desviou loucamente pra outro, novamente fiquei com a mesma sensação de que era pra encaixar com os interesses literários do século XIX, mas mesmo assim ficou desconexo, se estivesse separado do resto talvez ficasse mais confortável).

De resto o livro é hiper interessante pela densidade de informações, pela quantidade de possibilidades históricas e que te deixa pensando como seria o mundo se as coisas tivessem se dado dessa maneira e Palmares se tornado a potência sugerida pelo autor. Ele cansa também por essa densidade ser imposta em momentos e por percorrer tantas fases (talvez seria interessante se fossem divididos em mais volumes, como as várias aventuras de Dentes Compridos… que se torna uma personagem mais rica pro final, você fica com vontade de saber mais).
Mesmo com as falhas de construção de personagem e alguns excessos, acabei dando 4 estrelas pela pesquisa e interesse que acabou proporcionando.

Aventuras do Vampiro de Palmares
Autores: Gerson Lodi-Ribeiro
Editora: Draco
Páginas: 331
quatro estrelas
Link do Skoob

 

 

Ps.: E estamos com a campanha pro CdC Rei no Catarse aberta, depende de você pra conseguir! CORRE AQUI e vem ver o projeto pra lançar o último livro da trilogia, vem ajudar uma autora independente a terminar isso depois de 8 anos! <3

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.