A Hora do Vampiro – OGS #138

por | ago 24, 2016 | Resenhas, Sem categoria

stephen king

E o King volta ao nosso reduto do Castelo com o A Hora do Vampiro, junto com Padre Callahan, meu best de A Torre Negra…

Sinopse: Ambientado na cidadezinha de Jerusalem`s Lot, na Nova Inglaterra, o romance conta a história de três forasteiros. Ben Mears, um escritor que viveu alguns anos na cidade quando criança e está disposto a acertar contas com o próprio passado; Mark Petrie, um menino obcecado por monstros e filmes de terror; e o Senhor Barlow, uma figura misteriosa que decide abrir uma loja na cidade.
Após a chegada desses forasteiros, fatos inexplicáveis vêm perturbar a rotina provinciana de Jerusalem`s Lot: uma criança é encontrada morta; habitantes começam a desaparecer sem deixar vestígios ou sucumbem a uma estranha doença. A morte passa a envolver a pequena cidade com seu toque maléfico e Ben e Mark são obrigados a escolher o único caminho que resta aos sobreviventes da praga: fugir.
Mas isso não será tão simples, os destinos de Ben, Mark, Barlow e Jerusalem`s Lot estão agora para sempre interligados. E é chegada a hora do inevitável acerto de contas. (Sinopse de A Hora do Vampiro do Skoob)

Ah, e vira e mexe quando saem as novas fotos da adaptação d’A Torre Negra (AHHHHHHHHHH) com Idris Elba (AHHHHHHHHH)… bem, focando, bate uma saudade de ler todos os livros de novo. HAHA Mas como a vida continua (e a pilha de leituras aumenta…), ainda não tem como fazer isso.

MAS. PORÉM. CONTUDO. TODAVIA. Sempre há uma maneira de matar a saudade daquele mundo, nem que seja conhecendo as obras que perpassam a história. Como já mostrei nas resenhas dos 7 livros (pra quem quiser dar seu bizu, corre AQUI,
que tem todas as resenhas lindonas e sem spoilers dos livros) quase todas as obras do King são interligadas de alguma forma, o que significa em poucas palavras: quanto mais King você lê, mais King tem pra ler. O que pode ser bem desesperador, pra ser sincera, mas vamos que vamos…

Aí que tive a oportunidade de ler o A Hora do Vampiro, no qual o excelentíssimo Padre Callahan (que aparece pela primeira vez no livro 5 d’A Torre Negra, Lobos de Calla) aparece como coadjuvante (não sei se é exatamente assim que está lá, mas vamos posicionar assim). Aliás, esse livro aparece fisicamente dentro da história do Torre Negra, por isso achei por bem começar por ele.

Foi o segundo romance escrito pelo King láaaaa em 1975, e acaba já começando com o que eu mais gosto:  cotidiano. Já falei mais de uma vez por aqui, mas nossa, eu amo quando os personagens são tão críveis que os problemas do cotidiano vão interrompendo os problemas a serem resolvidos. Logo no começo, vamos sendo apresentados com doses homeopáticas ao cotidiano da cidade, dos protagonistas, aquelas picuinhas de cidade pequena, as fofocas, os dramas do passado, as lendas urbanas… Vai tudo sendo tecido com falas inicialmente inúteis, que tem cara de “aff, pra que precisa falar isso? É coisa que a gente vê todo dia…”, mas a meu ver é isso que enriquece. Deixa tudo fiel. E o King é realmente mestre nisso. <3

Aliás, as personagens são tão humanas que elas travam, falham, começam bem e erram loucamente depois, se sujeitam a perigos por ‘convenção social’. haha É um livro até que rápido de ler, daquele jeito que só os livros do King conseguem ser (ou seja, um livro de pouquíssimas páginas parece durar uma eternidade, você entra num loop louco de páginas e parece que não rende a leitura, enquanto muita coisa aconteceu).

E acho que o melhor de ter lido os outros livros foi que você fica sabendo de fato o que aconteceu com o Callahan. Porque em A Hora do Vampiro isso não é explicado. A história vai acabar focando em outras questões, em outras personagens, enquanto Callahan vai vagando por aí na sua eterna e justificada bad.

O mais legal foi ver que várias séries, livros, filmes acabaram se inspirando e usando algumas cenas d’A Hora do Vampiro… The Strain é uma que fez um processo idêntico no momento de transportar o “Mestre” até seu local de repouso. Tanto que por vezes o livro acaba parecendo até, pasmem, clichê. HAHAHA Foi que nem ler O Chamado do Cthulhu e perceber todos os tropes que usam até hoje…

King super criador de tendências since always.

A Hora do Vampiro
Autores: Stephen King
Editora: Objetiva
Páginas: 320
quatro estrelas

Ps.: E estamos com a campanha pro CdC Rei no Catarse aberta, depende de você pra conseguir! CORRE AQUI e vem ver o projeto pra lançar o último livro da trilogia, vem ajudar uma autora independente a terminar isso depois de 8 anos! <3

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.