As Terras Devastadas – A Torre Negra 3 – OGS #103

por | maio 19, 2015 | Resenhas, Sem categoria

stephen king

E mais um passo em direção à Torre Negra, em As Terras Devastadas vemos regras pensadas sobre paradoxos temporais, um ka-tet reunido e mais tretas. Muito. Mais. Tretas.

E seguimos na mega maratona combo de resenhas da Torre Negra! *sons de aplauso* Se você quiser ver as resenhas dos dois primeiros livros que caminham pelo Feixe de Luz e nem sabem, vem aqui pra O Pistoleiro – Torre Negra 1 e aqui pra A Escolha dos Três – Torre Negra 2.

As Terras Devastadas – Em As terras devastadas, terceiro volume da saga épica A Torre Negra, Roland, o último Pistoleiro, se aproxima ainda mais da Torre Negra de seus sonhos e pesadelos – atravessando um deserto amaldiçoado em um mundo macabro que é uma imagem distorcida do nosso próprio mundo.
Junto com Roland estão dois daqueles que ele levou consigo para esse universo: o ex-viciado nova-iorquino Eddie Dean e Susannah, nova identidade da mulher que combina em um mesmo corpo duas personalidades distintas. À sua frente estão as extraordinárias revelações sobre quem ele é e o que o motiva em sua busca. E contra ele se perfila uma legião cada vez mais numerosa de inimigos, humanos ou não.
À medida que o ritmo da ação e aventura, da descoberta e do perigo se acelera cada vez mais, o leitor é irremediavelmente absorvido por um drama espetacular ao mesmo tempo assustador como um pesadelo… e estranhamente familiar. (sinopse do Skoob)

E chegamos ao terceiro livro de sete (oito, se contar O Vento pela Fechadura) da série A Torre Negra, As Terras Devastadas, temos a treta continuando, só que agora com o que acontece quando se cria um paradoxo temporal, como o Doctor sempre comenta, por conta de um fator: alguém que devia ter morrido, ou melhor, que morreu, e não morreu mais. O que acontece com a memória daqueles que lembravam/testemunharam a morte da pessoa? E a pessoa que morreu e de repente não morreu mais?

A descrição disso no livro é mega joia, e temos uma mudança de cenários, acompanhamos essa ~pessoa~ (não jogarei spoilers de quem é, na resenha do quarto livro, como a ~pessoa~ estará viva, posso voltar a falar) que morreu e desmorreu no nosso mundo e o mundo onde Rolando, Eddie e Susannah estão, o Mundo Médio. Já dá pra pescar várias referências do que aconteceu com aquele mundo, as teorias conseguem ser melhor consolidadas e também alguns vislumbres de por onde a história vai andar.

Lembro de uma cena desse livro da primeira vez que li, uma cena que ficou bem gravada, quando eles tentam trazer a pessoa pro mundo deles por uma porta e se deparam com um círculo de pedra estilo Stonehenge. O demônio que vive lá e o que eles passam pra conseguir abrir a porta ainda me dá calafrios.

E, como King não brinca em serviço nunca, a ladeira das desgraceiras só desce, cada vez mais íngreme. Eles se deparam com cidades, onde haviam vivem pessoas. E temos dicas do que deve ter acontecido para o mundo seguir adiante, como uma guerra química e biológica que transpassou qualquer limite que possamos conceber nas atuais circunstâncias, as pessoas já estão estéreis faz tempo, há mutações nos que conseguem nascer, nos animais, até nas próprias plantas talvez. E até o espaço-tempo foi desconfigurado. Humanos em guerra também não brincam em serviço.

Conhecemos também o Charlie. Ou Blaine. Mas ,descrições à parte, tudo que vejo quando falam dele é isso:

blaine a torre negra

Olha a cara dele com esse olhar vazio cheio de “vou comer sua alma, seu humano”

Certo. Foi nesse desenho que fiquei pensando e ironicamente, ou não, pode ser o ka, esse desenho estava passando na tv enquanto eu escrevia a resenha.

Blaine é um trem bem cretino mesmo. E olha, se fosse eu, estava morta já, porque nessa parte do livo somos afundados em 500 mil adivinhações (que continuam no começo do 4), coisa na qual sou mais que péssima, me dê um enigma, me dê pistas, mas não me dê adivinhações. Por favor.

E a descrição de Lud e dessa anarquia bizarra da população residente é excelente.

O As Terras Devastadas continuou na mesma qualidade dos outros dois, dando vontade de chegar até o final o mais rápido possível, mesmo que fosse de encontro ao Blaine e seus amigos.

Mas As verdadeiras Terras Devastadas esperavam adiante, e gostei muito de como elas apareceram. Mas estou com um cagaço absurdo do que vem por aí. Principalmente por parte do Estranho sem Idade.

As Terras Devastadas – A Torre Negra 3
Autores: Stephen King
Editora: Ponto de Leitura
Páginas: 654
cinco estrelas

Link no Skoob

 

Se terminar em alguns dias, a resenha do 4º livro sai ainda essa semana, se não terminar, algum outro livro aparece por aqui, ou um conto, ou uma aventurosa aventura surpresa 🙂

insta-questionario          logo loja na tanlup

2 Comentários

  1. Ricardo Bernardo

    Oi.
    Pra mim, até agora este é o melhor livro da saga. Gostei muito da Escolha dos Três, mas O Pistoleiro eu achei meio vago. Talvez porque, pra mim, fugiu um pouco da forma narrativa de King, mas ainda é livro bom. Neste, gostei principalmente do aprofundamento da mitologia e, claro, do retorno de Jake.

    Outra coisa, usei sua foro no meu blog, citei fonte e tals mas, claro queira que retire, é só dar um aviso, ok?

    http://ricardobernardo.blogspot.com.br/

    Responder
    • Camila

      Então, Ricardo!

      Pode usar a imagem sim, fique tranquilo, a fonte já é mais que suficiente, fico feliz que tenha sido útil. 🙂

      Eu amo o começo da história, porque quebra muitos esteriótipos que estamos esperando (principalmente com Jake), mas meu preferido é Mago e Vidro. 🙂

      (embora o Final do Torre Negra, minha nossa… que final.)

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.