Tequila Vermelha OGS #73

por | abr 14, 2014 | Resenhas, Sem categoria

tequila vermelha

 Com muita tequila, Robert Johnson comendo enchiladas, humor ácido e texanos e mexicanos, Tequila Vermelha foi uma leitura que desceu tão rápido quanto a big red tequila que Tres Navarre bebe.

Que. Livro. Delicioso.

Depois de tantos livros densos, (sem contar o Lis no peito, que foi numa tacada sensível só), estava sentindo falta daquela narrativa fluida, que vai te guiando num ritmo gostoso e quando você vê já são 4 da manhã e seus olhos estão pesados e estranhos de sono.

Nunca tinha lido nada do Rick Riordan, nem um tiquin de Percy Jackson sequer, mas tinha comprado o Tequila Vermelha há anos numa livraria de rodoviária porque gostei da capa (sim, julguei um livro pela capa… e pelo preço. Já foi.), quando li a sinopse ele tinha tudo pra ser aqueles livros em que você tem personagens espevitados, cheios de personalidade e problemas e com um humor ácido.

“Três horas depois eu deveria estar dormindo no futon com Robert Johnson roncando no meu ouvido. Em vez disso, estava agachado no mato em frente a uma cerca de tela.
– Nenhum sinal de vida inteligente – eu disse para a vaca perto de mim.
Ela mugiu em aprovação.”

Tequila Vermelha, Rick Riordan, pág 179

Tres Navarre tinha tudo isso, além de um Ph.D. em Letras, que infelizmente não usou para nada pelo que ficamos sabendo. Ele tem um gato chamado Robert Johnson e problemas sérios de fuga.

Li o livro no fim de semana, porque não aguentei e tive que continuar lendo num ritmo frenético em vez de fazer tarefas alternativas e importantes, claro que depois a tristeza bateu quando vi que é o único título da coleção Tres Navarre publicado no Brasil… então terei que ler as continuações no original, mas mesmo assim…

É um livro que te faz odiar e amar o protagonista e as moças que o cercam, se bem que sou muito mais a Maia Lee… mas isso não é relevante pra resenha no momento. É o tipo de livro de mistério/ação que acaba dispensando descrições muito densas pelo ritmo corrido e as eternas piadinhas geniais do Tres.

“-Y la chica? – Ele sussurou.
Eu disse que ele era um velho sujo. Ele sorriu e disse que tomava banho diariamente, de preferência acompanhado.”

Tequila Vermelha, Rick Riordan, pág 255.

 

Fazia um tempo desde que pegava um livro com essa proposta de simplesmente contar a vida do protagonista em aventuras enquanto não resolve os próprios problemas, a escrita do Riordan é uma delícia de ler, e tem muitas sacadas geniais, sejam das personagens ou da narrativa em si.

Uma coisa imensamente interessante também é a questão cultural do livro, como o protagonista está em San Antonio no Texas tem vários costumes, sejam culturais como um preconceito eterno com qualquer um vindo da Califórnia, ou a mescla da cultura mexicana com os texanos ‘brancos’, as possibilidades de atirar em alguém no seu quintal se provar que foi invasão e ficar tudo ok por isso. É uma chance interessante e nem tão intencional creio de conhecer mais sobre esse pedacinho curioso dos Estados Unidos.

Ah, e a tal Tequila Vermelha, a big red tequila, no livro também tem uma penca de receita de drinks, mas como é tudo caro, não creio ser viável a tal margarita perfeita do Navarre…

 

Tequila Vermelha
Autores: Rick Riordan
Editora:
Editora Record
Páginas: 432

Link no Skoob

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.