A Visita Cruel Do Tempo – Rapidinhas #6

por | jul 28, 2016 | Rapidinhas, Resenhas, Sem categoria

resenhas_diarios_Visita_do_tempo

“Conforme os dois vão se movendo juntos, Rolph sente a vergonha desaparecer como por milagre, como se estivesse virando adulto bem ali na pista, tornando-se um menino que dança com meninas feito a irmã. Charlie também sente a mesma coisa. Na verdade essa lembrança é aquela que irá revisitar vezes em conta, pelo resto da vida, muito depois de Rolph ter se matado com um tiro na cabeça na casa do pai aos 28 anos de idade: seu irmão ainda menino, com os cabelos colados à cabeça, os olhos brilhando, aprendendo timidamente a dançar.”

Jennifer Egan conseguiu feitos inéditos surpreendentes: Assassinar o meu personagem favorito do livro em menos de 100 páginas, destroçar meu coração 4 vezes em 333, criar um livro impossível de se escrever uma sinopse, matar um personagem querido em uma única frase.

A maneira como o livro é escrito é maravilhosa e totalmente diferente do que eu já vi, variando em todas as vozes gramaticais, incluindo um capítulo escrito em slides de power point (Sim). E até mesmo esse capítulo é tocante. Todos os capítulos tem um toque de ternura muito suave e muito doce. Tudo é tão poético e belo, até mesmo o grotesco tem um toque de beleza. A atenção especial à trilha sonora do livro também é algo que somente lendo para entender. Os capítulos fora da ordem cronológica garantem um assombro delicioso ao reencontrar os personagens, um capítulo de cada vez. Talvez o único ponto negativo fica no impossível de traduzir “up goes the building”, uma única frase (só lendo pra entender). Mas como culpar a escritora?

Merecedor do Pulitzer 2011, esse é folgadamente um dos melhores livros que já li na vida, em especial devido às habilidades de contista da autora, conseguindo criar uma série de contos coesos que funcionam como um verdadeiro romance, além de conseguir criar uma atmosfera inebriante onde não se apaixonar pelos personagens torna-se impossível, ainda mais quando você os acompanha nas diversas fases da vida: infância, adolescência, vida adulta, velhice. De repente você quer estar ali com eles. Muito.
Espero que não demore até que surjam outros personagens como Rolph.
E o Rob. Oh, Rob!

A maneira como Jennifer Egan pegou meu coração e rasgou-o docemente em mil pedacinhos a cada personagem que nascia, crescia e morria (foi uma delícia) garantiu dez Gabos no nosso querido medidor. 

10
Saiba mais no Skoob
A Visita Cruel do Tempo – Jennifer Egan
333 páginas – Intrínseca

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.