A Valsa dos Adeuses – Rapidinhas #5

por | jul 7, 2016 | Rapidinhas, Sem categoria

resenhas_diarios_Valsa_ByeBye

“O guitarrista propôs a Klima acompanhá-la de carro até a estacão das águas, atrair a moça até a estrada e atropelá-la. – ‘Ninguém vai poder provar que ela não se precipitou por conta própria embaixo das minhas rodas’.”

Me entristece muito saber que o mesmo escritor do meu terceiro livro favorito, A Insustentável Leveza do Ser, e de várias outras obras incríveis (um baita filósofo) tenha conseguido cagar esse lixo tão machista, tão misógino e tão nojento. E olha que é o sétimo livro dele que eu leio.

Na verdade nós sabemos que Kundera é um machista de carteirinha, mas eu tento relevar isso por conta da sua incrível habilidade de explicar a psicologia que regra as atitudes dos seus personagens, especialmente não se tratando de personagens femininas (já que lhe falta empatia). Podemos aprender muita coisa com os seus livros. O cara escreve realmente bem, você realmente chega a valsar com os personagens à medida que cada um deles dá o seu passo. A leitura flui.

Infelizmente para as pessoas mais esclarecidas o óbvio é visível. A habilidade de Kundera de se aprofundar no coração dos seus personagens e torná-los tão humanos é lendária quando não se trata de se pôr nos pés do sexo oposto. Não é de se admirar que o único livro com baixo teor de machismo desse cara tenha ganhado tantos prêmios (A insustentável Leveza do Ser sempre será um livro maravilhoso), diferente desse.

Machismo à parte, mas nem tanto, eis uma história básica, com personagens nojentos, uma reviravolta bem legal, um aprofundamento psicológico básico dos livros de Kundera (e muito bem-vindo sempre). Mas isso não é o suficiente. A trama insossa atrapalha o ponto mais alto do livro, que é o ritmo. Para todos os efeitos, sim, é uma valsa literária. Isso e o fim que levou a trama dos comprimidos garantiram dois Gabos de nota. E isso é muito. Como dar nota pra um livro onde um homem sugere para o outro atropelar uma mulher porque ela não quer abortar?

Enfim, leia por sua conta e risco.

2

 Saiba mais no Skoob
A Valsa dos Adeuses – Milan Kundera
224 páginas – Nova Fronteira

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.