O Planeta dos Macacos – Rapidinhas #4

por | jun 30, 2016 | Rapidinhas, Resenhas, Sem categoria

Rapidinhas4-PlanetadosMacacos

“Ouço uma cacofonia bárbara. Algo como uma paródia de música militar… Socorro! São eles, os macacos! Estão nos cercando. São liderados por enormes gorilas. Pegaram nossas trombetas, nossos tambores e nossos uniformes; nossas armas também, naturalmente… Não, não tem armas. Ó cruel humilhação, suprema ofensa! Eis seu exército chegando e eles agitam apenas chicotes!”

ENFRENTEI UM WRITER’S BLOCK PESADO! Um resenhator’s block. Sei lá.
E escapei resenhando um livro beeem fininho e gostoso. Eu estou mais surpreso do que você de ver O Planeta dos Macacos aqui, é sério.

O Planeta dos Macacos é um dos melhores livros de ficção científica (e definitivamente uma possível porta de entrada para essa categoria, e diz-se de passagem, obrigatório para os que a curtem) que eu já li. O peso maior do livro está na constante tensão entre enaltecer o homem/homenagear as suas ciências e evoluções e entre diminuí-lo ao compará-lo com a raça dos macacos e dar-lhe um destino fantasiosamente macabro. Essa característica está presente no próprio personagem principal, que luta desde o início para provar ser um ser superior, mas não pode evitar a decaída constante de sua (nossa) raça.

Vale lembrar que o livro é bem díspare com relação ao filme de 1960 (e bem melhor também como quase sempre): Os macacos do livro apresentam uma sociedade bem mais evoluída e esquematizada. O clímax do livro difere bastante do filme (sem a famosa cena da estátua da liberdade), mas na minha opinião foi bem melhor. Pierre Boulle conseguiu imprimir em seu texto uma sensação de horror misturada com fascínio que poucos livros tem. Além disso, ele foi bem-sucedido em pegar uma ideia simples e expandi-la de forma bem original e sem passagens inúteis (O epílogo é ótimo e o final é glorioso). Há uma pitada filosófica nos diálogos entre os personagens também que convida o leitor a refletir sem chamá-lo de idiota.

A coisa toda é simples e bela e – como todo texto simples que seja bem escrito – a leitura flui rapidamente (Não ajuda o fato do livro ser bem curtinho também, apesar da Aleph ter metido o louco com aquela edição-tijolona, Deus a abençoe, não, sério, olha como ficou a cover desse post, que arraso!).

À essa mistura de pontos positivos soma-se uma crítica ótima sobre a imbecilidade humana, já que muitos atos fúteis da turminha de símios é extremamente humana.

Tudo o mais está lá, eu acho. Você devia mesmo ler.

Sabe de uma coisa? Eu acho que eu vou dar 10 Gabos.
Caraca, eu não esperava que algum livro que não fosse Cem Anos de Solidão ou Os Irmãos Karamázov fosse receber 10 Gabos assim… Mas parece uma decisão tão acertada…

OU SEJA, VOCÊ TEM QUE LER!

10

Saiba mais no Skoob
O Planeta dos Macacos – Pierre Boulle
216 páginas – Aleph

Eu sei que eu atrasei muito essa resenha, mas eu to lendo Graça Infinita do David Foster Wallace e… bom.. eu acho que só isso já um grande motivo. Além disso, falhei miseravelmente ao tentar resenhar um livro do Salinger. 

2 Comentários

  1. Chell

    Sempre quis ver o filme, agora quero ler o livro =O

    Responder
    • RafaelVic

      Amiga, o livro é +++10.
      O filme é bacana mas não acho muito divertido estenderem um livro de duzentas páginas em 9 filmes sabe… Não me sinto muito bem hahahha.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.