Orange #1 – OGS #113

por | nov 24, 2015 | Resenhas, Sem categoria

orange-1

Orange *enxuga uma lágrima* chega revivendo minhas esperanças de shoujos belezinha com roteiros excelentes, me vem esse mangá que prevejo desidratar bastante…

E tchanáaan, mais um mangá aparecendo lindão aqui nas resenhas do Castelo!

Sinopse: Na primavera do segundo ano do colégio, chega uma carta vinda de dez anos no futuro. Nela, estava contido o desejo da Naho de 26 anos para a Naho de 16 anos, dizendo para ela “não passar pelos mesmos arrependimentos que eu passei”. E a Naho adolescente vai descobrir que o “arrependimento” é em relação ao Kakeru Naruse, o aluno novo que é transferido de Tóquio e o motivo da Naho adulta ter escrito a carta! (via site da JBC)

Tinha visto esse lançamento da JBC pelo twitter deles, achei o traço lindeza, mas o que realmente me fez comprar foi a sinopse.

Eu já comentei algumas vezes sobre minha decepção com alguns mangás shonen, com roteiros fracos, muito fan service e zzzzZZZZzzz… não consegui nem terminar algumas histórias (embora tenha me esforçado bastante, vide Zetsuen no Tempest), esse desapontamento também acabou indo pra área dos shoujos, com aqueles plots clichês (please, notice meee, senpaaaaiiii) que insultavam minha vontade de ser supreendida.

Mas aí vem Orange, juntando cartas que atravessam o tempo e morte.

jbc mangás

capa do Orange 1 (edição japa, mas foi a mesma da brasileira)

Com o pedido para salvar o Kakeru, Naho recebe uma carta dela mesma 10 anos no futuro, contando algumas coisas que aconteceriam e pedindo que ela não deixasse de fazer algumas coisas, já que carrega os arrependimentos dessas decisões até aquele momento. Aliás, toda essa carga psicológica de se arrepender e tomar coragem para falar o que sente, faz, sempre aparece nos shoujos. Mas nesse momento temos um adicional que é levar pro resto da vida a consequência daquelas decisões. Um aviso do futuro de que é possível fazer diferente e se resultar numa pessoa diferente também.

Traçando um paralelo com a cultura japonesa, a pressão pra se chegar a algum lugar, se alguém, os bullyings, depressão, taxa de suicídio, Orange consegue de forma delicada ir abordando essas questões e com toda a certeza desidratar quem estiver lendo haha

Página do primeiro capítulo (Via Mangafox)

Página do primeiro capítulo (Via Mangafox)

Ele tem 5 volumes, e eu estou esperando ansiosamente pelos outros pra ver como a história vai seguir, já que vamos tendo contato com o futuro intercalado com o presente, ainda não dá pra saber se o que acontece com o Kakeru é revertido, ou se o futuro muda, ou se apenas vamos ter uma aceitação dos fatos e uma vida sem arrependimentos.

Bem.

Aguardando os próximos capítulos. 🙂

 

 

Orange #1
Autores: Ichigo Takano
Editora: JBC Mangás
Páginas: 224
cinco estrelas

 

Ps.: E fique esperto que na lojinha do Castelo na Tanlup vai ter promo especial de Black Friday 😀

 

 

 

 

 

2 Comentários

  1. Chell

    Ahhh fiquei morrendo de vontade de lerrrrrr… mas to com 2 reais pra passar o ano =/

    Responder
    • Camila

      Sei como é, Chell T_T

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.