Sandman Teatro do Mistério Vol 1- OGS #99

por | abr 16, 2015 | Resenhas, Sem categoria

sandman-teatro-do-misterio

E comprei achando que Sandman Teatro do Mistério era uma coisa, mas era outra afinal… Uma HQ noir cheia dos pormenores da época de 1941 e gás sonífero.

Sandman Teatro do Mistério – Nova York, fim dos anos 1930. Wesley Dodds, o mascarado conhecido como Sandman, anda pelo decadente mundo pós-Grande Depressão no qual gângsteres dançam com debutantes em bailes da alta sociedade enquanto nuvens negras pairam sobre a Europa e arrepiantes figuras perambulam pela noite. O palco está preparado. Ergue-se a cortina do SANDMAN: TEATRO DO MISTÉRIO.

Como os clássicos detetives do cinema noir Sam Spade e Philip Marlowe, Wesley Dodds é um homem do mistério. Com seus tradicionais capote e máscara de gás ele transmite um convincente ar ameaçador, mas é apenas um obsessivo homem assombrado impelido por sonhos perturbadores e imbuído de um incansável senso de justiça para percorrer a sombria trilha dos criminosos do submundo. (Sinopse do Skoob)

E tinha visto essa HQ na banca esses tempos atrás, comprei pelo nome na capa: Sandman. Achei que era alguma coisa relacionada à série do Neil Gaiman de mesmo nome.

Que surpresa tive ao ler o prefácio e descobrir que é um reboot do original de 1941! E que é a série que inspirou o nome do Sonho em Sandman. (quanto Sandman. HAHA) Achei interessantíssimo ler que foi uma mudança de paradigma ao não ter um super herói, mas sim um homem comum que só usa de sua criatividade para resolver os problemas a que se propõe e ainda mais, lá em 1941… Sandman, Dods, tinha como parceira uma mulher. Uma mulher forte, independente, inteligente. Dian Belmont. Tanto que não foi muito bem recebida na época e logo foi trocada por um simulacro de Robin.

Essa HQ de Matt Wagner e Guy Davis foi lançada em 1993 e, como não li a original, não tenho condições de fazer uma comparação. Maaaas, posso passar o que achei dessa edição.

Uma história interessante, com o clima noir da época e igualmente o traço da época (que não é aquela coisa que nos agrada de primeira. Pelo menos não a mim.), eles conseguem te fazer relevar algumas coisas com um roteiro bem feito, toques interessantes sobre a cultura e mudanças da época, com toques sobre racismo, e até fumar em locais fechados.

o tarantula

Página 29

É uma história bem amarrada, consegue dar os toques necessários, mas achei a questão do vilão meio fraca, a resolução foi meio corrida. Vale muito a pena por conta de toda a questão de mostrar uma realidade diferente da nossa, tanto geograficamente quanto temporalmente, uma cultura que já foi com mistério, assassinato e gás.

Como é o primeiro volume, fico no aguardo por descobrir mais e ver se o que me incomodou melhora e o que me agradou se mantém. haha

Sandman Teatro do Mistério Vol 1- O Tarântula
Autores: Matt Wagner e Guy Davis
Editora: Panini Comics/Vertigo
Páginas: 116
tres estrelas

Link no Skoob

 

PS: CORRE que tem FRETE GRÁTIS nos livros da lojinha da Tanlup! :DD

insta-questionario          logo loja na tanlup

2 Comentários

  1. Sofia

    Oi, Camis!
    Confesso que não sou a maior fã de HQ´s, não costumo ler nem me interessar muito. Mas ultimamente estou pesquisando algumas histórias bacanas para acompanhar, então foi uma boa dica.

    Beijo

    Responder
    • Camila

      Ahh, eu tenho um vício em HQs e mangás, leio bastante 😀
      Essa vale a pena, mas se quiser dicas te passo também haha 😀

      Beijo beijo

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.