Menina Veneno – OGS #84

por | out 20, 2014 | Resenhas, Sem categoria

menina venenoE em Menina Veneno revi os principais acontecimentos da década de 80, junto à Audrey, que tem um… certo poder meio perturbador.

Sinopse: Audrey Mantovani tem dezessete anos, é filha de um diplomata e estudante de Jornalismo, que adquiriu vasta bagagem cultural em suas viagens ao exterior na companhia do namorado, Frederico Fernandes. Ela seria apenas mais uma adolescente normal vivendo nos anos oitenta, não fosse pelo fato de ter um dom premonitório através dos sonhos, os quais estão relacionados a grandes acontecimentos com repercussão mundial. Decidida a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para mudar o rumo dos acontecimentos, ela passará por cidades como Nova York e Londres. Como Audrey lidará com a responsabilidade de prever certos eventos futuros? Por quanto tempo ela conseguirá manter o seu segredo preservado da mídia mundial? E quais serão as consequências ao interferir no destino? Menina Veneno é um New Adult contemporâneo, que envolve problemas cotidianos com uma dose extra de sobrenatural. Não faltam referências sobre música, filmes, entre outros assuntos relacionados à cultura da década perdida. (Sinopse do Skoob)

Já fiz um post aqui falando sobre a parceria com a Mariana Ribeiro (aqui ó), mas não tinha tido tempo hábil pra ler o livro em si, já que é longo, com cerca de 350 páginas. MAS! Finalmente consegui terminá-lo e escrever a resenha por aqui!

Primeiro que quando vi o livro (antes de ler a sinopse) me veio na mente o filme Menina Veneno, com o Rob Schneider, mas não tem nada a ver. O veneno é pela protagonista ser bem desbocada mesmo, e ter certos dons telepáticos, além dos sonhos premonitórios desde criança e às vezes descontar seus conhecimentos “adquiridos”, venenos, em algumas situações. E claro, por conta da música. Cada capítulo tem um trecho musical que vai acompanhando você mentalmente até o próximo.

A escrita da autora me agradou bastante, nunca li nada dela antes, mas tem muita personalidade, embora não sei se foi por conta de tentar parecer “da época” as falas e estruturas da narrativa vão pra um lado mais antigo, que não achei tão necessário, mas foi constante durante todo o livro e é o tipo de escrita que lendo um parágrafo já se reconhece a autora, coisa mega importante pra mim.

Em certo momentos também me incomodou o fato de todo mundo aceitar na maior tranquilidade o “dom” da Audrey, do nada mais gente sabia, como chefe da loja de discos, e estava tudo ok, normal, além do fato dela ter ido pra uma instituição de pesquisa norte americana sem nenhum problema. Agora, a parte da pesquisa histórica foi o mais interessante de tudo, além da narrativa, das personagens, senti que o foco mesmo era fazer esse histórico da década de 80, tratando seus principais acontecimentos, músicas, tendências e estilo, (a autora até menciona isso ao final) e dá pra sentir mesmo que a pesquisa dela foi a fundo e super minuciosa, como ela gosta de escrever e descrever os hábitos e elementos que vão compondo os ambientes.

Talvez por percorrer a década toda, algumas situações tenham sido meio corridas, mas o final é bem satisfatório pras personagens e a sensação é de completude. Recomendo a leitura e a moça autora! 😀

(Lembrando que pra adquirir o livro é só ir na Amazon  e comprar 🙂 )

Menina Veneno
Autores: Mariana Ribeiro
Editora: Independente
Páginas: 350

Link no Skoob

 

(e não esquece de participar do sorteio de aniversário que tá rolando! :D)

 

2 Comentários

  1. Mariana Ribeiro

    Olá, Cami!
    Eu fico muito feliz em saber que apreciou a leitura.
    Adorei a resenha e sua sinceridade!
    Fico muito grata por ter se disponibilizado a ler o e-book e pela parceria.
    Bjos.

    Mariana Ribeiro.

    Responder
    • Camila

      Oláaa!

      Que bom que gostou, eu que agradeço pela parceria! 😀

      Beijos e boa sorte! 😀

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.