Novidades Editoras Parceiras #6

por | set 19, 2014 | Hobbies e notícias, Sem categoria

Essa seção de post vai aparecer sempre que alguma novidade das editoras parceiras aparecer :)

Lançamento Editora Biruta:

Piscina-ja Piscina Já!

Essa é a história de um grupo de crianças que vive em um Brasil bem diferente. Em 2014 completam-se 50 anos que o Brasil sofreu o Golpe Militar, onde a repressão e a censura foram protagonistas. E, através dos olhos de uma menina de onze anos e de sua turma, somos transportados para o Brasil da década de 70 que vivia sob o domínio da Ditadura Militar.

Nesse cenário, onde se desenrolou a luta de militantes e estudantes contra o duro sistema, conhecemos também a luta das crianças do Condomínio da Colina, na Serra das Araras, pelo seu direito à diversão. Nas férias de verão, o centro de todas as brincadeiras era a piscina comunitária abastecida com a água vinda diretamente do alto da serra. Mas, o General Pimenta, que tinha acabado de se mudar para uma casa enorme do condomínio, vivia reclamando que a água do riozinho mal chegava em sua casa para abastecer sua piscina particular. Foi então que a grande confusão começou, pois o general usou sua influência para desviar toda a água até sua própria piscina. E a turma do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão: Piscina Já!

Enquanto isso acontece, a família da protagonista lida com outro problema: o sumiço do Tio Zeca, que usava camisetas do Che Guevara, barba do tipo “eu sou comuna” e que contava várias histórias sobre o que estava acontecendo no país afora. Era o herói das crianças, e conhecido pelos vizinhos como comunista. Dessa forma, o leitor logo percebe que a luta das crianças, à sua maneira (bem peculiar!) está inserida em outras muito maiores.

De maneira singela, mas sem fazer concessões, o autor traz à tona um Brasil que as crianças de hoje pouco conhecem. No posfácio, “Para entender, um pouquinho, o Brasil dessa época”, os editores apresentam um panorama mais detalhado sobre como foi implantada a Ditadura, quais foram as consequências e em que momento aconteceu a campanha das Diretas Já, que deu origem ao nome do livro.

Piscina Já, Luiz Antonio Aguiar, R$ 32,50, ISBN 978-85-7848-144-5, a partir de 09 anos, 104 páginas.

 Luiz Antonio Aguiar Ilustração: Tiago Lacerda

(todos os textos são fornecidos pelas editoras parceiras :) )

4 Comentários

  1. Sofia Almeida

    Oi, Camis.
    A Biruta sempre nos traz ótimos lançamentos, este não foge (felizmente) <3

    Beijo

    Responder
    • Camila

      Sempre mesmo, Sofia! 😀

      Beijos!

      Responder
  2. Gabi

    Cami, recebi o e-mail de lançamento desse livro e, na hora, fiquei interessada. Eu entendo pouco – a meu ver – sobre a história do Brasil e gostaria muito de aprender um pouco mais. Acho que essa leitura seria muito indicada para crianças, mas também para adultos que desejam aprender e se divertir ao mesmo tempo. Afinal, o aprendizado às vezes é uma diversão, né? 🙂 Entrou para a minha lista de desejados.

    Responder
    • Camila

      Exatamente, também ganhei aquela coleção da Ditadura Escancarada da Intrínseca, tem muita coisa que a gente repete sem realmente conhecer, e tem me incomodado um pouco não saber de tanta coisa 🙂

      Beijos!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.