Pequenas Maravilhas OGS #60

por | out 29, 2013 | Castelo de cartas, Resenhas, Sem categoria

pequenas maravilhas

Nunca foi tão divertido olhar por um microscópio Uma viagem fantástica e cheia de humor ao mundo dos microrganismos, passando por temas tão inusitados como sexo bizarro entre irmãos, canibalismo, água imunda, sapos… e políticos. Tudo para mostrar como os micróbios, essas criaturas invisíveis a olho nu, estão por toda parte. Surgidos há 3,8 bilhões de anos, esses seres ajudaram a criar a atmosfera terrestre, oferecendo as condições para existirmos. E até hoje têm papel de destaque em nossa vida, ou morte – contribuindo para a digestão e para a produção de alimentos e remédios, ou convertendo-se em pragas e doenças, além de, no momento derradeiro, consumirem nossos corpos. Você vai ver o mundo através de uma lente de aumento e descobrir a participação dessas Pequenas maravilhas na fantástica equação do funcionamento da natureza.

Sinopse do Skoob.

E em Pequenas Maravilhas descobri muitas coisas úteis, quase nenhuma visível a olho nu, mas imensamente úteis.

Estou completamente apaixonada pelo Pequenas Maravilhas – Como os micróbios governam o mundo de Idan Ben-Barak. Se pudesse dar mais que um coração no skoob tinha dado todos, HAHA. O autor tem uma escrita imensamente divertida, as notas de rodapé dele são divinas e conhecimento nunca é demais.

Ele vai tratar de casos bizarros envolvendo micróbios, genes, o que realmente é um ser vivo (é um livro cheio de perguntas e com poucas respostas na verdade, se analisar a questão de que não temos respostas definitivas para nada, e o que era verdade para a ciência ontem não é mais verdade hoje… é um livro perfeitamente plausível.). E o livro perfeito para se dar pra qualquer pessoa no mundo, e fazer crianças quererem virar microbiologistas quando crescerem. É genial em sua simplicidade e humildade ao passar quilos de informações sobre as mais variadas questões, desde como seria o mundo sem micróbios, como nós viveríamos apenas horas ou no máximo dias sem eles, como de 1 a 2kg de nosso peso são micróbios (Sim. Essa informação é muito perturbadora.), e como mutações estilo X-men funcionam melhor em micróbios que na gente. E até várias opções sustentáveis que envolvem micróbios.

O título também é extremamente interessante, geralmente temos uma visão praticamente endemoniada dos micróbios, pensamos neles como os comerciais de sabonetes antissépticos mostram, e esquecemos que eles permitem que estejamos vivos. E até os vírus que tentam matar a gente me fizeram mudar de ideia, poxa vida, eles não querem matar a gente, precisam de nós para viver (que visão romântica <3 HAHA) mas às vezes exageram e tem esse pequeno efeito colateral.

É um livro delicioso de ler numa tarde, numa manhã, numa noite de estresse, sei lá. E mesmo que não se absorva muito conteúdo à primeira vista, você vai ficar pensando na quantidade de “bichinhos” que estão ao seu redor e, bem… dentro de você também.

Vale imensamente a leitura e me deu uma vontade louca de virar microbiologista também. Quem sabe um dia.

Pequenas Maravilhas – Como os micróbios governam o mundo
Autores: Idan Ben-Barak

Editora: Zahar
Páginas: 264

Link no Skoob

 

Alguém aqui também pira em livros de ciência? Ainda quero um gigante sobre um cara que coleciona elementos químicos. Acho que chama “Os elementos” ou algo assim…

 

EEEE!!! Ajude votando e pedindo pros amigos votarem no Top Blog! :D Conseguimos ficar entre os 100 no ano passado com a ajuda de vocês, vamos tentar de novo!

 

Ps.: E fiquem atentos que ou essa semana ou semana que vem (não digo a data para manter o suspense…) sai a capa lindona do Castelo de Cartas – Dama, hein? Ajudem compartilhando a imagem do teaser e mandando boa sorte hehe

 

Ps.:² E hoje é o Dia Nacional do Livro!!! 😀 Deixe nos comentários que livro está lendo para comemorar a data! (no facebook também pode!)

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.