Para Sempre Ninão – OGS #151

por | maio 30, 2017 | Resenhas

Com drama, humor, brisas ninônicas e um cachorro abrindo seu coração, Para sempre Ninão foi uma surpresa maravilhosa de trabalhar (e ler).

Sinopse: Agora em forma de livro, com fotos coloridas e histórias inéditas, é hora de conhecer mais aventuras ninônicas!

Ninão e Pai do Ninão tinham uma relação de magnetismo puro na frente e atrás das câmeras, se tornando uma das duplas de maior sucesso na internet, com seus vídeos irreverentes e diferentes de tudo antes visto, cheios de fantasias e enredos mirabolantes ninônicos. Com relatos desses dois na vida real, vivências, detalhes e fotografias inéditas dessa conexão única e cativante, conheça toda a Família Ninônica, a rotina por trás das câmeras e detalhes de como foi essa amizade verdadeira que encantou tantos. Tudo isso contado pelo próprio protagonista, que finalmente ganha uma voz como sempre sonhou: Ninão. (Sinopse da contracapa)

Bem, para quem não sabe sou assistente editorial na Coletivo Editorial, aí que o projeto do Ninão veio pra gente e foi uma experiência lindona trabalhar junto nesse livro. 🙂 Acabei lendo, claro, e achamos legal trazer a resenha aqui pro Castelo pra já dar aquele parecer maroto de Para Sempre Ninão.

“Nossa, Camila, livro de youtuber? Justo você?”

Pior que é, pessoa.

Mas é aquela coisa, livros de biografia que tem bastante a falar sempre valem a leitura. 🙂 E Para sempre Ninão foi uma agradável surpresa nesse sentido.

Quando tudo conspirava para um final melancólico, vejo aquele rapaz de olhar profundo voltar ao local com a intenção de adotar uma de minhas irmãs. Foi quando lhe informaram que eu tinha sido rejeitado e que poderia ficar comigo. Meu coração disparou.

Para sempre Ninão, p. 14

capa de para sempre ninãoO ponto chave aqui é que quem tem a voz é Ninão. Um Ninão Rodriguiano, pra dizer a verdade, com todas as frustrações, sentimentos, aquela magia do cotidiano e a história de vida dos dois que foi possível unir nas páginas. Ninão te conta o que sentiu, o que viveu, as discrepâncias entre a visão humana e a canina.

O livro é como uma catarse do Rodrigo depois da morte do Ninão em outubro de 2016. Como uma forma de trabalhar o luto e contar esse outro lado da versão dos fatos, o lado ninônico mesmo.

 A união entre Ninão e seu Pai foi magnetismo instantâneo e criou uma das duplas de maior sucesso na internet. Diferente de tudo visto. Um estilo de produzir conteúdo que surpreendia pela simplicidade e força com que atraía e cativava as pessoas.

Para sempre Ninão, p. 7

É estranha essa relação que criamos com coisas que gostamos. Rola uma intimidade – às vezes até uma sensação de posse – em cima dessas criações. É estranho ver como a pessoa funciona na vida privada dela, quando vemos apenas flashes do cotidiano (ou vídeos e fotos que querem ser mostradas). O interessante do livro foi essa compilação enorme de fatos e situações que dimensionam o lado humano disso tudo e as outras faces que pessoas que achamos conhecer tem.

Quando cheguei ao local encontrei uma cena insólita. Rodrigo só de pijamas, com meias furadas e um chinelo de dedo dos mais gastos, daqueles que quando arrebenta se faz uma gambiarra para continuar usando. Bem, lá estava ele sentado com todos os meus filhos no colo e enquanto o observo ele começa a uivar. Descubro que na verdade o lobo idoso era ele e, descrente de tudo aquilo, sentei e só fiquei observando.

Para sempre Ninão, p. 68

A visão de Rodrigo, e consequentemente a de Ninão, perpassa os preconceitos, as estruturas de sociedade em que creem, e o que acreditam ser objetivos de discussão. Acaba sendo mais do que uma biografia sobre um cachorro youtuber, e acertando mais em uma forma de falar sobre assuntos que não foram falados por conta da postura irreverente e de humor do canal. Isso com uma linguagem diferente do que se espera de alguém que faz vídeos de humor piradíssimo (ou talvez nada além do esperado, hehe).

Enquanto eu revisava o livro, me perguntaram se era algo para chorar. Bem… devo dizer que sim. Já é uma porrada logo no começo e outra pelo final. Ainda mais se a pessoa ‘conviveu’ com Ninão durante esses anos de vídeos. Foi bem difícil revisar certos trechos na sala com várias pessoas.

Existe uma beleza reconfortante em admirar tudo isso quando se está em boa companhia. Juntos, eu e Rodrigo éramos a fortaleza um do outro, o final épico de um filme, o querosene que dissolve a tinta grudada nas mãos após a pintura dos muros de nossa existência.

Para sempre Ninão, p. 180

Você constrói uma relação com toda a família ninônica ao longo do livro, numa leitura super fluida. Devo admitir que foi uma surpresa principalmente pela qualidade da escrita (olha a Camila desconstruindo pré-conceitos de livro de youtuber haha), que engaja sem subestimar palavras, termos, histórias. Ele é um livro que se fecha muito bem e vai ser uma catarse boa pra quem acompanhou toda a jornada ninônica e ainda acompanha nesses novos momentos e membros da família.

Ele tem um pouco de tudo, o humor do canal, drama, frustração, brisas louquíssimas do passado e do futuro, fotos, e todo o caos e beleza que pode ter dentro de uma pessoa e um cão.

Para Sempre Ninão
Autor: Rodrigo Coelho (e Ninão)
Editora: Coletivo Editorial
Páginas: 224
Link do Skoob

 

O livro está na pré-venda atualmente, e tem entrega prevista a partir do dia 03 de julho. Pra quem quiser comprar corre aqui na Loja da Coletivo Editorial. Tem bastante foto e fizemos cards em acetato pra gerar uma interação xuxuzíssima. Bom Ninão pra vocês. ^^

cards do para sempre ninão

Dá pra montar os cards e vestir o Ninão na própria orelha do livro. 🙂

cards do para sempre ninão

Assim ó ^^

(Lembrando que sempre tem aquela fotinha marota no nosso Insta com Jovem Link)

9 Comentários

  1. hilda lagroteria

    Oi pessoal, gostaria muito de ler esse livro, masssss, como vi que voces são de Curitiba eu gostaria primeiro de saber o preço de venda para mandar para meu sobrinho neto Iago Lagroteria (vejam o face dele) que faz aniversário agora em junho. Se voces entregam se tem que buscar, endereço, etc…
    Agradeço muito as informações e depois vou comprando pra familia inteira, hehehe, amo a familia ninônica.

    beijos a todos

    Responder
    • Camila

      Olá, Hilda!

      Nós somos de Pindamonhangaba/SP, quem é de Curitiba é o Rodrigo Coelho, o autor. 🙂
      A Loja da Coletivo entrega sim pra todo o país, não precisa vir buscar não, é só entrar no link da loja mesmo: https://www.coletivoeditorial.com.br/livraria/br/produto/452/para-sempre-ninao/

      O livro vai ser lançado no dia 03 de julho! 🙂

      E parabéns pro seu sobrinho adiantado! ^^

      Beijos!

      Responder
  2. Alexandra Silva

    Meu Deus, só de ler esses pequenos trechos, fico com os olhos cheios de lágrimas! Como é difícil a perda desses seres em nossas vidas!! Mas, que maravilha que o Rodrigo reuniu forças e em meio a sua dor e resolveu compartilhar sua história com o nosso tão amado Ninão! Obrigada ao Rodrigo, que nos apresentou e nos deixou participar da vida do Ninão e a todos os envolvidos do Coletivo Editorial, que com toda sensibilidade, souberam extrair, com certeza, o melhor dessa linda passagem do Ninão entre nós. Tenho uma adotada, a Sushi. Amo-a de montão e, vamos ler juntas. Um forte abraço em todos, direto de Olinda/PE rsrsrsrsr….

    Responder
    • Camila

      Olá!

      É um livro super emocionante, chorei várias vezes enquanto fazia a revisão! haha
      Vai ser uma leitura emocionante pra vocês duas 🙂

      Abraços!

      Responder
  3. Mileide Arana

    Eu quero o livro !
    Quando já estiver a vendo….por favor informem! Nao quero ficar sem o livro.

    Responder
  4. Candice Lira

    Gente, comprei o livro e não demorou nada para chegar, resido em Lauro de Freitas RM de Salvador. Nossa, amei a narrativa do Ninão e me emocionei muito. Leitura leve, simples e gostosa de ler ( a louca aqui leu em 2 dias). As fotos são um Plus no livro rsrsrs.

    Responder
  5. Carminha

    Gostaria de saber como que o Ninao morreu. Qual doença?
    Conheci a história do Ninao a pouco tempo e fiquei muito triste qdo vi o vídeo que ele havia nos deixado.

    Responder
    • Camila

      Oi, Carminha!

      No livro o autor mostra bastante a jornada de todo o processo, e tem vídeos também no canal do Pai do Ninão explicando o que rolou.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.