A Casa dos Espíritos – Rapidinhas #14

por | out 27, 2016 | Sem categoria

resenhas_diarios

“_Em quase todas as famílias há um tonto ou um louco, filhinha – Assegurou-lhe Clara enquanto trabalhava no seu tear, porque em todos esses anos não tinha aprendido a tecer sem olhar.”

Ao longo de algumas gerações, a história da vida do truculento e conservador Esteban Trueba se entrelaça com a da mágica família Del Valle, culminando em uma disputa política atual e aterrorizante.

A escrita flui de maneira maravilhosa, e embora tenha um final prolongadamente desnecessário, terminei-o bem antes do que esperava. O espiritismo do livro é apresentado como uma característica de realismo mágico, e não religião, de forma a entreter ao invés de incomodar. Por falar em realismo mágico, Gabriel García Marquez aqui vai além da influência e isso chega a incomodar um pouco. O livro não apenas se espelha em Cem Anos de Solidão, mas parece ser um total subproduto deste (até a sonoridade do hereditário nome dos Buendía aqui tem seu paralelo em Garcia), assim que, de um certo ponto de vista, deixa de ser uma homenagem ou uma mera influência. Eu resumiria A Casa dos Espíritos como uma mistura de Cem Anos de Solidão com as clássicas novelas das seis da Rede Globo.

Infelizmente a personagem Clara leva o livro todo nos ombros, e após sua morte a  trama torna-se insossa, interminável e desinteressante, pelo menos até o capítulo do golpe militar (tenho uma nada moderada militofobia com relação à tortura e ditadura) que me apertou o coração desesperadoramente. Os relatos dessa parte da história são muito impactantes e serviu pra me lembrar novamente do poder emocional da literatura. A história tem um viés político muito esclarecedor e muito real, e lida com questões como esquerda e direita com franqueza e uma quase imparcialidade. Por volta desses capítulos, no entanto, o realismo mágico já havia sido praticamente descartado, o que é compreensível mas não necessário.

Mais uma vez: Nenhum desses pontos negativos invalida uma literatura realmente boa e divertida, merecida de pelo menos uma nota 7,5. Dependendo do tipo de leitor que você é, esse livro pode alcançar um lugar nos seus favoritos folgadamente. Teria alcançado um lugar de destaque na minha estante se eu o tivesse conhecido alguns anos atrás.

7emeio

Saiba mais no Skoob
A Casa dos Espíritos – Isabel Allende
448 páginas – Bertrand Brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.